As tecnologias ficam cada vez melhores e mais sofisticadas com o passar do tempo, a todo instante vemos novos tipos de programas de computador, novos aparelhos eletrônicos, etc., e nós, os alunos de Ciências da Computação turma 2009.1 da UFS, ficamos incumbidos pelo professor Uriel Marx, da disciplina Fundamentos da Computação, de listar algumas dessas novidades e, neste post, eu falarei sobre o blu-ray.
O blu-ray é considerado o sucessor do DVD, pois ele é um disco óptico capaz de armazenar mais informação que este (cerca de 25 GB contra 4.7 GB do DVD) e com maior qualidade.
“- Ok. Aumentou a capacidade de armazenamento, e daí?”
Daí que não foi só o que aconteceu, para se chegar a esse resultado foi preciso uma grande mudança nas tecnologias utilizadas até então. Alguém aí lembra de óptica? É aquele assunto do Ensino Médio que se pensava não servir para nada além de te ajudar (ou te ferrar) no vestibular, pois bem, ele é um dos pontos importantes do nosso assunto.
Para começar, as lentes de CD e DVD que utilizamos hoje são gravadas e lidas com lasers (feixes de luz que possuem apenas um comprimento de onda e que percorrem grandes distâncias sem se dissipar) o mesmo ocorre com o blu-ray, a não ser pelo fato de que CDs e DVDs são gravados com lasers de luz vermelha e o blu-ray com lasers de luz azul-violeta (daí o nome blu-ray, blue: azul e ray: raio). A explicação para isso se encontra no fato de que a luz azul possui um comprimento de onda menor que o vermelho e pode então gravar em uma área de mídia menor.
Já a qualidade da gravação depende da difração da luz na lente utilizada, quanto menor a difração melhor a gravação e por ter um comprimento de onda inferior ao da vermelha a luz azul sofre um difração menor, a prova disso está em que apesar de ter mais de 20GB de vantagem em relação ao DVD, o disco blu-ray armazena a mesma quantidade de horas de um filme que ele, porém são quatro horas de altíssima resolução de imagens e qualidade de som.
O blu-ray ainda vem com uma vantagem a mais sobre os outros discos ópticos, ele possui um substrato (desenvolvido pela TDK) que protege contra os arranhões tão comuns.
Antes havia um concorrente para o blu-ray da Sony que era o HD DVD da Semp Toshiba, essas duas gigantes vinham brigando para ver qual padrão seria o sucessor do DVD, briga essa da qual a Sony saiu vitoriosa por vários motivos, entre eles o playstation 3 (também da Sony) campeão de vendas e que possui leitor de blu-ray, e o apoio da maioria dos grandes estúdios de cinema, como a Warner Bros, a Walt Disney Company e a MGM.
Para outras novidades, veja os blogs dos outros alunos, listados no blog da disciplina.
Jonas Santos Bezerra
Referências:
Wikipédia: Blu-rayAlém de diversas apresentações do Programa Olhar Digital da RedeTv e algumas edições do Jornal Nacional da Rede Globo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário