Esta semana devemos falar sobre duas linguagens de programação à nossa escolha, eu decidi falar sobre Erlang e Euphoria:
Erlang
Erlang é uma linguagem de programação que foi criada no ano de 1987 pela Ericsson (seu nome é a abreviação de Ericsson Language), porém é de código aberto. É ótima para o gerenciamento de processos, mesmo sendo uma linguagem de uso geral, ou seja, serve para várias aplicações diferentes, e possui multi-paradigma, dentre os quais está o funcional.
Possui algumas características interessantes como a execução de programas através de um código interpretado através de sua máquina virtual e a presença de um compilador que transforma o traduz o programa para o código nativo, porém esta última opção não é compatível com todas da plataformas.
Euphoria
Euphoria (End User Programming with Hierarchical Objects for Robust Interpreted Applications) foi criada em 1993 por Robert Craig. Ela foi bastante influenciada por outras linguagens tais como Basic, C, e C++. É uma linguagem de alto-nível (assemelha-se a comunicação humana) e também possui um alto nível de abstração, é multi-paradigmada: apresenta orientação a objetos, programação estruturada e programação procedural e é de domínio público.
Euphoria é uma excelente linguagem para a construção de jogos, pois ela possui suporte à programação multitarefa, ou seja, ela é capaz de executar várias tarefas diferentes todas ao mesmo tempo.
Ela possui algumas características bem interessantes como a caso-sensibilidade, o que quer dizer que, diferentes de outras linguagens como Pascal por exemplo, Euphoria faz distinção entres os caracteres maiúsculos e minúsculos. E conta ainda com uma sintaxe clara e relativamente simples.
Jonas Santos Bezerra
Nenhum comentário:
Postar um comentário