sábado, 23 de maio de 2009

Desvendando a grade Curricular do Curso de Ciências da Computação

Durante esta semana, cada uma dos “blogueiros” da turma de C.C. 2009.1 deverá falar sobre três diferentes disciplinas da nossa grade curricular, descrevendo-as e, depois, analisando se e como elas estão ligadas aos desafios propostos pela SBC. As três que eu escolhi foram: Métodos e Técnicas de Pesquisa (1º Período), Banco de Dados (5º Período) e Desenvolvimento de Software (5º Período).

A disciplina Métodos e Técnicas de Pesquisa trata de ensinar a trabalhar cientificamente e a fazer pesquisas, é uma disciplina essencial em se tratando de um curso de Ciências e se relaciona praticamente com todos os desafios da Computação uma vez que não há como a ciência avançar sem pesquisa, sem a procura por novas respostas ou mesmo de novas perguntas.

Banco de Dados lida com o modo como as informações são armazenadas, organizadas, relacionadas e produzidas e essas informações podem ser desde as mais simples como os endereços eletrônicos dos seus amigos até os dados de contas bancárias e os projetos militares dos U.S.A., essa brincadeira serve para ilustrar o quão úteis e versáteis são os bancos de dados. Essa disciplina se relaciona com o primeiro desafio da SBC (“Gestão da Informação em grandes volumes de dados multimídia distribuídos”), pois aumenta cada vez mais o número de informações que circulam nos dias de hoje graças às TIC1 e deve-se, portanto, encontrar meios mais eficientes de gerenciamento que permitam o que os dados mais heterogêneos sejam armazenados, disponibilizados, protegidos e assim como também se espera que “se separe o joio do trigo”, ou melhor, dizendo, que se separe as informações úteis daquelas irrelevantes.

Desenvolvimento de Software, como o próprio nome já indica, essa disciplina trata do processo de criação de um software, de suas atualizações, seu ciclo de vida, as ferramentas necessárias à sua criação, etc. A disciplina se relaciona, a meu ver, com o quinto desafio da SBC (“Desenvolvimento tecnológico de qualidade: sistemas disponíveis, corretos, seguros, escaláveis, persistentes e ubíquos”) e esse é um dos principais objetivos de um Bacharel em Ciências da Computação: produzir softwares de qualidade.

1. Tecnologias da Informação e Comunicação.


Jonas Santos Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário