domingo, 29 de março de 2009

A Lógica

A lógica é uma “área” da filosofia que se ocupa de estudar o pensamento e então organizá-lo e guiá-lo através de algumas regras fortemente ligadas à matemática. Ela pode se relacionar com as mais diversas áreas do conhecimento humano, inclusive na nossa área: a de Ciências da Computação.

O primeiro homem a estudar a lógica foi o filósofo grego Aristóteles, que muito contribuiu para a ampliação dos conhecimentos humanos, pois além da própria lógica, Aristóteles estudava política, biologia, metafísica, ética, dentre muitas outras ciências.

A obra em que Aristóteles fala sobre a lógica chama-se Órganon, que na verdade trata de um conjunto de escritos sobre lógica feitos por ele, mas publicados apenas após a sua morte.

A lógica Aristotélica, como é chamada, possui duas leis fundamentais e que acabam por serem complementares uma à outra, a saber: A lei da não-contradição e a lei do terceiro excluído. A primeira lei diz: para qualquer que seja uma afirmação, ela só pode ser ou verdadeira ou falsa não podendo ser os dois ao mesmo tempo. A segunda lei é bem parecida com a primeira, mas ela completa dizendo que não pode existir um terceiro valor, ou seja, não pode haver um “meio termo”.

George Boole foi outro grande contribuinte para o desenvolvimento da Lógica. Através de seus estudos ele conseguiu transpor a lógica para a álgebra, criando o que chamamos de álgebra booleana. Esse tipo de álgebra muito contribuiu para o desenvolvimento da computação, pois possibilitou as operações com o sistema de numeração binário.

Outro grande contribuinte foi Gottlob Frege, considerado por muitos um dos maiores filósofos matemáticos de todos os tempos e um dos pais da lógica moderna. Frege sistematizou a lógica, reorganizou os aspectos da lógica já existente, implantou novos conceitos (como o de quantificadores) e acabou por criar um sistema que facilitava seus estudos e aplicações. O método por ele desenvolvido acabou com muitos dos erros que eram cometidos pelos matemáticos quando da demonstração de fórmulas, surgia assim a lógica de predicados.


Referências:

http://www.mat.ufmg.br/~elaine/IC/IC03.pdf

www.mundodosfilosofos.com.br

http://pt.wikipedia.org/wiki/

http://www.consiste.dimap.ufrn.br/~david/ENSEIGNEMENT/SUPPORT/0805-logica-predicados.pdf

Um comentário:

  1. Muito bom o texto cara! =D

    Rapaz, você correu atrás de referêncial bibliográfico mesmo hein? Eu abri meia dúzia de artigos da wikipédia e pensava que já era muito, uaehuaehae

    ResponderExcluir