domingo, 12 de abril de 2009

Os desafios da computação

Baseado nos cinco desafios para a Computação propostos pela SBC, o professor Uriel Marx (da disciplina de Fundamentos da Computação – Turma A0) lançou as seguintes questões no blog da disciplina para que nós, alunos, pesquisássemos:

 I. As graduações em computação estão preparadas para formar pessoas capazes de dar conta de tais desafios?

II. A que áreas do conhecimento humano diz respeito o desenvolvimento da área de Computação?

 http://fc-ufs2009-1.blogspot.com/2009/04/sbc-e-os-desafios-da-computacao.html

  Do aluno

 I. A Computação é uma área que tem se expandido muito em todo o mundo e no Brasil não foi diferente. Segundo a SBC o país possui um dos maiores mercados internos de tecnologia de informação do mundo e grande potencial para se tornar um dos maiores exportadores de TI, mas também possui alguns entraves quanto a isso.

O maior entrave, por assim dizer, seria a falta mão-de-obra qualificada, pois o mercado atualmente necessita de uma quantidade maior de profissionais do que aquela que o país produz atualmente e deve-se levar em conta que é bastante elevada a evasão na área.

Quanto ao aspecto qualitativo a situação é muito positiva, os cursos procuram ao máximo adequar-se às exigências do MEC e as propostas da SBC e apesar de a Computação ser uma área do conhecimento que tem pouco tempo de existência se comparada a outras como a matemática e a medicina os avanços são também espetaculares.

Porém não se pode garantir que uma Universidade com excelente infra-estrutura vai formar somente bons profissionais, visto que a qualidade da formação depende muito mais do aluno em si que de qualquer outro aspecto analisado, podendo existir grandes Universidades que formem profissionais não muito bons e pequenas universidades que formem excelentes profissionais.

Na UFS, que não chega a ser uma das maiores do Brasil, por exemplo o curso de Ciências da Computação existe a menos de vinte anos e já figura entre os melhores da Região Nordeste, recebendo o conceito 4 (numa escala de 1 a 5 referente a prova do Enade) ultrapassando algumas universidades mais tradicionais como a UFBA, graças a grande esforço, tanto por parte dos profissionais quanto dos alunos envolvidos.

Pode-se concluir então que se as graduações brasileiras precisam enfrentar problemas, esses irão se referir em sua maior parte aos aspectos quantitativos.

 

II. A computação nos dias de hoje está ligada a praticamente todas as áreas do saber humano e isso é muito evidente, podemos levar em conta, por exemplo, que ela facilita a troca de informações (a comunicação em si) de uma maneira que não se imaginaria há um século atrás. Já não se pode mais tratar a computação como algo isolado, pois a nossa sociedade agora é praticamente dela.

 

Obs: Gostaria de lembrar que as respostas são de cunho pessoal, porém baseadas em diversas fontes de pesquisa. Qualquer informação que venha versar sobre o assunto é bem-vinda assim como opiniões diferentes sobre ele.

 Jonas Santos Bezerra

Referências: 

SBC

www.sbc.org.br

http://www.sbc.org.br/index.php?language=1&content=news&id=5623

http://www.sbc.org.br/index.php?language=1&subject=8&content=downloads&id=231

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

http://www.inep.gov.br/superior/enade/

http://www.inep.gov.br/download/enade/2007/CONCEITO_PRELIMINAR_Educacao_Superior.pdf

DCOMP (Departamento de Computação – UFS)

www.decomp.ufs.br

 Vida Universitária

http://www.vidauniversitaria.com.br/blog/?p=13856

Nenhum comentário:

Postar um comentário