domingo, 26 de abril de 2009

"Em coração de (placa) mãe sempre cabe mais um"

A placa-mãe é a parte do computador responsável por conectar todas as outras peças que o compõem, sejam elas dispositivos de memória, de entrada, de saída ou quaisquer outros, entrarei em mais detalhes no decorrer do texto.

Comecemos pelos dispositivos conectados diretamente à placa mãe (onboard) e que são comuns a todos os computadores, a saber: o chip de BIOS, o chipset, a memória RAM e o processador.

O chip de BIOS é responsável por detectar os itens de hardware do computador quando ele é ligado e serve também para dar acesso e permitir a manipulação de algumas informações do computador, como o relógio do sistema operacional, o local do boot, definição de senha e configurações de portas.

O BIOS é um software e o chip em que ele é gravado é do tipo memória ROM isso significa que o programa não pode ser desinstalado. Para entrar no menu BIOS só é preciso pressionar “delete” antes do sistema operacional ser inicializado, porém não é aconselhável fazer isso sem preparação correta porque uma alteração indevida nas configurações citadas pode gerar problemas de execução.

O chipset é na verdade um conjunto de circuitos dividido em duas partes principais, a South Bridge cuja principal função é controlar o acesso à memória e aos barramentos (locais onde as peças devem ser encaixadas) e a North Bridge que controla os periféricos. O chipset serve também para definir quais são os tipos de dispositivos de memória que a placa-mãe suporta (tanto RAM quanto ROM) e em que quantidades.

A memória RAM e processador são dois dispositivos de funções interligadas, a memória é responsável pelo armazenamento temporário dos dados para que estes possam ser manipulados pelo processador através de cálculos e decisões lógicas culminando na realização de tarefas pelo computador.

A placa-mãe possui ainda conectores para os dispositivos que não podem ficar ligados (ou não cabem) diretamente nela, como os diversos periféricos (HDs, portas USB, seriais, dispositvos de som, etc.).



Jonas Santos Bezerra

Referências:

http://www.infowester.com/motherboard.php

http://malumatos.blogspot.com/

http://www.baixaki.com.br/info/1866-Conheca-como-e-uma-placa-mae-sem-medo.htm

domingo, 12 de abril de 2009

Os desafios da computação

Baseado nos cinco desafios para a Computação propostos pela SBC, o professor Uriel Marx (da disciplina de Fundamentos da Computação – Turma A0) lançou as seguintes questões no blog da disciplina para que nós, alunos, pesquisássemos:

 I. As graduações em computação estão preparadas para formar pessoas capazes de dar conta de tais desafios?

II. A que áreas do conhecimento humano diz respeito o desenvolvimento da área de Computação?

 http://fc-ufs2009-1.blogspot.com/2009/04/sbc-e-os-desafios-da-computacao.html

  Do aluno

 I. A Computação é uma área que tem se expandido muito em todo o mundo e no Brasil não foi diferente. Segundo a SBC o país possui um dos maiores mercados internos de tecnologia de informação do mundo e grande potencial para se tornar um dos maiores exportadores de TI, mas também possui alguns entraves quanto a isso.

O maior entrave, por assim dizer, seria a falta mão-de-obra qualificada, pois o mercado atualmente necessita de uma quantidade maior de profissionais do que aquela que o país produz atualmente e deve-se levar em conta que é bastante elevada a evasão na área.

Quanto ao aspecto qualitativo a situação é muito positiva, os cursos procuram ao máximo adequar-se às exigências do MEC e as propostas da SBC e apesar de a Computação ser uma área do conhecimento que tem pouco tempo de existência se comparada a outras como a matemática e a medicina os avanços são também espetaculares.

Porém não se pode garantir que uma Universidade com excelente infra-estrutura vai formar somente bons profissionais, visto que a qualidade da formação depende muito mais do aluno em si que de qualquer outro aspecto analisado, podendo existir grandes Universidades que formem profissionais não muito bons e pequenas universidades que formem excelentes profissionais.

Na UFS, que não chega a ser uma das maiores do Brasil, por exemplo o curso de Ciências da Computação existe a menos de vinte anos e já figura entre os melhores da Região Nordeste, recebendo o conceito 4 (numa escala de 1 a 5 referente a prova do Enade) ultrapassando algumas universidades mais tradicionais como a UFBA, graças a grande esforço, tanto por parte dos profissionais quanto dos alunos envolvidos.

Pode-se concluir então que se as graduações brasileiras precisam enfrentar problemas, esses irão se referir em sua maior parte aos aspectos quantitativos.

 

II. A computação nos dias de hoje está ligada a praticamente todas as áreas do saber humano e isso é muito evidente, podemos levar em conta, por exemplo, que ela facilita a troca de informações (a comunicação em si) de uma maneira que não se imaginaria há um século atrás. Já não se pode mais tratar a computação como algo isolado, pois a nossa sociedade agora é praticamente dela.

 

Obs: Gostaria de lembrar que as respostas são de cunho pessoal, porém baseadas em diversas fontes de pesquisa. Qualquer informação que venha versar sobre o assunto é bem-vinda assim como opiniões diferentes sobre ele.

 Jonas Santos Bezerra

Referências: 

SBC

www.sbc.org.br

http://www.sbc.org.br/index.php?language=1&content=news&id=5623

http://www.sbc.org.br/index.php?language=1&subject=8&content=downloads&id=231

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

http://www.inep.gov.br/superior/enade/

http://www.inep.gov.br/download/enade/2007/CONCEITO_PRELIMINAR_Educacao_Superior.pdf

DCOMP (Departamento de Computação – UFS)

www.decomp.ufs.br

 Vida Universitária

http://www.vidauniversitaria.com.br/blog/?p=13856

sábado, 11 de abril de 2009

A SBC

A SBC é uma entidade de classe que reúne as pessoas que lidam com a Computação, sejam elas professores, estudantes, profissionais (incluindo pesquisadores), ou quaisquer outras do ramo de TI. Ela também procura estimular o ensino e a pesquisa como forma de promover o desenvolvimento tecnológico do Brasil.

A SBC é um órgão de caráter nacional, mas é composta por diversas secretarias regionais espalhadas por todo o território brasileiro como forma de facilitar a sua administração e de promover integração ao nível regional. Sergipe fica localizado na secretaria Nordeste 3, juntamente com a Bahia e Alagoas.

É importante lembrar que, diferente de órgãos como a OAB e o CREA, a SBC não regula as profissões ligadas à informática, pois acredita que estas devem ser reguladas pelo mercado, que o mercado deve separar os bons e os maus profissionais.

Desde sua criação em 1978 a SBC se preocupa e muito com o desenvolvimento tecnológico acima citado e por isso criou diversas formas de expandir o conhecimento na área, das quais as mais importantes são as publicações e os eventos. Dentre os eventos, o maior é o CSBC (Congresso da Sociedade Brasileira da Computação) realizado anualmente e que reúne profissionais e estudantes de todo o Brasil. No CSBC são discutidos os avanços da Computação e os novos desafios que devem ser enfrentados na área.


Jonas Santos Bezerra